Pular para o conteúdo principal

Quando estamos sendo idolatra?


 

O primeiro mandamento dos Dez Mandamentos é "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3). 

Jesus reforçou isso dizendo: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento" (Mateus 22:37).

Qualquer Coisa Pode Ser um Ídolo:

Ídolos não precisam ser imagens esculpidas ou deuses pagãos. Qualquer coisa que uma pessoa valorize mais do que Deus pode se tornar um ídolo.

Isso pode incluir o eu egoísta, quando mim olho no espelho e  gasto fortunas com todo tipo de procedimento para ter imagem perfeita, o futebol, também o trabalho, dinheiro, relacionamentos, hobbies, ou mesmo o próprio ego.

Avaliando a Idolatria na Vida Pessoal

Para determinar se algo em sua vida está se tornando uma forma de idolatria, você pode se fazer algumas perguntas reflexivas:

Prioridade:

Eu coloco essa atividade ou coisa acima do meu tempo com Deus e das minhas consagrações?

Estou mais dedicado a tal atividade, ou idolatrado a tal coisa ou pessoa do que ao meu relacionamento com Deus?

Tempo e Energia:

Quanto tempo e energia eu dedico a isso em comparação ao tempo que dedico a Deus?

Estou disposto a sacrificar meu tempo de devoção para fazer isso?

Emoções e Pensamentos:

Minhas emoções e pensamentos estão mais focados nisso do que em Deus?

Eu sinto que isso é essencial para minha felicidade e satisfação mais do que Deus?

Exemplos Práticos

Trabalho: Se o trabalho se torna a principal prioridade, a ponto de negligenciar o tempo de oração, culto, e outras práticas espirituais, isso pode ser considerado idolatria.

Relacionamentos: Se uma pessoa valoriza um relacionamento humano acima de seu relacionamento com Deus, colocando esse relacionamento antes de suas obrigações religiosas, isso também pode ser uma forma de idolatria.

Hobbies e Entretenimento: Se hobbies, como assistir futebol, jogar videogames, ou outras formas de entretenimento, tomam todo o tempo e atenção que deveriam ser dedicados a Deus, isso pode ser um problema.

Sim, na perspectiva cristã, qualquer coisa que receba mais dedicação, tempo, e importância do que Deus pode ser considerada idolatria. A chave é manter um equilíbrio saudável, onde Deus é sempre a prioridade suprema, e outras atividades e interesses são mantidos em seu devido lugar. A busca é por uma vida onde todas as coisas são feitas para a glória de Deus e em harmonia com os princípios da fé.

Êxodo 32:1-9 

E o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se em redor de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.

E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas, e trazei-mos.

Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e Arão apregoou e disse: Amanhã será festa ao Senhor.

E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se a folgar.

Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se tem corrompido,

E depressa se desviaram do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si um bezerro de fundição, e o adoraram, e lhe sacrificaram, e disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.

Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

Consequenciais da Idolatria

Êxodo 32:27-29 

E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; passai e tornai a passar pelo arraial, de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo.

E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.

Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto para ele vos dar hoje bênção.

Neste trecho, após o episódio do bezerro de ouro, Moisés se posiciona firmemente contra a idolatria que havia ocorrido. Ele convoca os levitas a se armarem e a purificarem o acampamento, executando os idólatras. Essa ação resulta na morte de cerca de três mil homens. Moisés explica que essa dura medida é necessária para consagrarem-se ao Senhor, mesmo que isso signifique agir contra seus próprios parentes e amigos.

Esse episódio sublinha a seriedade com que Deus e Moisés trataram a questão da idolatria. A ação drástica visava restaurar a santidade e a fidelidade a Deus entre os israelitas, destacando a importância da obediência e do compromisso exclusivo com o Senhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem é arrebatada ao inferno e pinta o que viu

  Uma jovem evangélica da Coreia do Sul, após um período de consagração foi arrebatada ao inferno, ela foi ordenada pelo Senhor a pintar as fortes cenas que viu no inferno, quando ela retornasse a terra, e assim o fez. A sul coreana, estava em consagração por vários dias seguida. Ela relata que  em 2009, quando a luz de Cristo, apareceu e disse-lhe: - Segue-me!  A seguir a narrativa desta visita: Eu pensei que eu iria visitar o Céu, mais ao contrario disso, eu visitei o inferno. Assim que Jesus falou no meu coração, nós entramos no mundo espiritual. Enquanto eu seguia a Jesus, eu não parava de chorar! Eu então comecei a ouvir gemidos, gritos e sons de lamentações… “Ahhhhhh !!!” A maioria das pessoas estão equivocadas e iludidas a respeito do inferno. Muitas delas pensam que só pelo fato de elas acreditarem em Jesus Cristo elas irão ao Céu. Algumas até pensam que quando elas morrerem isso terá sido tudo e que não haverá mais nada depois. Muitos acreditam no que pensam e po...

Quem é nosso maior inimigo?

Quem é nosso maior inimigo? O diabo? O mundo? Nos mesmos(as)? O DIABO Em vários versículos da Palavra de Deus revelam que o Diabo é nosso inimigo, e os que pecam torna-se filho dele também.  De certo que, através do pecado alimentamos os nossos inimigos de nossas almas, que é o Diabo e seus Demônios. A Palavra de Deus diz,  quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.  E se rejeitamos ao Senhor, advinha de quem somos filhos?  Portanto, quando não recebemos o Senhor Jesus, o seu Santo Espírito, o Amando Pai, estamos RECEBENDO O DIABO   inconscientemente, contudo fazemos nossa escolha, já somos filhos do nosso   MAIOR INIMIGO .  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10 Para aqueles que já conhece ao SENHOR a Palavra adverti a respeito da vigilância. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, b...

Presunção, um dos pecados que afasta o homem da verdade

  O pecado da presunção pode se manifestar como uma atitude de superioridade espiritual, onde a pessoa se considera conhecedora da Palavra de Deus e rejeita qualquer outra opinião. Esse pecado destrói a pessoa, pois ela se fecha em sua própria compreensão como sendo a única verdade, rejeitando a direção do Senhor e, consequentemente, caindo na armadilha de Satanás. Essa postura arrogante e fechada impede que a pessoa enxergue o caminho que conduz a Salvação,  e a busca pela verdadeira sabedoria que vem de Deus. A presunção é condenada nas Escrituras, pois vai contra os princípios do amor, da humildade e da submissão a Deus. Em Provérbios 16:18, lemos: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda". A presunção nos leva a confiar em nossa própria compreensão e nos afasta da dependência de Deus, abrindo caminho para que a pessoa se afaste da verdade, e do caminho que leva a Salvação. Um exemplo claro desse pecado pode ser observado na parábola do fariseu e...