Pular para o conteúdo principal

Remorso e Culpa: O pecar consciente e o remorso


 

Depois do pecado, aqueles que pecaram e conhecem a Palavra de Deus frequentemente experimentam sentimentos de culpa, consciência pesada, desânimo e vergonha diante de Deus. Esses sentimentos são moldados pela vergonha do ato cometido e são compartilhados por muitos irmãos que conhecem a Palavra de Deus. Durante o ato do pecado, esses sentimentos de remorso geralmente não estão presentes, pois a pessoa está focada apenas em satisfazer seus desejos momentâneos.


É importante observar que pessoas que não conhecem a Deus não sentem remorso ou culpa ao cometer pecados, pois podem não estar cientes de que estão pecando. Portanto, elas não compreendem as consequências que aguardam no final de suas vidas. O diabo e seus demônios estão constantemente tentando e nos acusando, levando-nos a pecar de várias maneiras. Se você pecou, lembre-se de voltar para Deus, pedir perdão e continuar sua jornada de onde parou. É fundamental entender que você pode abrir mão de muitas coisas, mas nunca deve desistir de seguir o caminho do Senhor. Não importa quantas vezes caiamos, não podemos desistir de estar na presença do Senhor. Devemos persistir e agir de maneira diferente daqueles que não conhecem a Deus, daqueles que apenas ouviram falar Dele, mas nunca se interessaram em andar no caminho do Senhor.


A Palavra que o Senhor nos ensina sobre o pecado, culpa, remorso e perdão:


Remorso e Contrição: Salmo 51:17 : "O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."

Este versículo destaca a importância do coração contrito e quebrantado diante de Deus, que está relacionado ao remorso pelo pecado.


Perdão e Redenção: 1 João 1: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Este versículo ressalta a promessa do perdão divino quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados.


A Jornada do Pecado à Redenção: Lucas 15:11-32: A parábola do filho pródigo, que ilustra a jornada de alguém que se afasta, peca e depois retorna ao pai em busca de perdão e redenção. Essa parábola é uma narrativa poderosa sobre o processo de se afastar de Deus devido ao pecado e, em seguida, retornar  em busca de perdão e redenção.


Persistência na Fé: Romanos 8:38-39: "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Este versículo nos lembra da inabalável redenção e amor de Deus, independentemente de quantas vezes possamos cair, desde que permaneçamos firmes em nossa fé.


Pra Shirlei


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem é arrebatada ao inferno e pinta o que viu

  Uma jovem evangélica da Coreia do Sul, após um período de consagração foi arrebatada ao inferno, ela foi ordenada pelo Senhor a pintar as fortes cenas que viu no inferno, quando ela retornasse a terra, e assim o fez. A sul coreana, estava em consagração por vários dias seguida. Ela relata que  em 2009, quando a luz de Cristo, apareceu e disse-lhe: - Segue-me!  A seguir a narrativa desta visita: Eu pensei que eu iria visitar o Céu, mais ao contrario disso, eu visitei o inferno. Assim que Jesus falou no meu coração, nós entramos no mundo espiritual. Enquanto eu seguia a Jesus, eu não parava de chorar! Eu então comecei a ouvir gemidos, gritos e sons de lamentações… “Ahhhhhh !!!” A maioria das pessoas estão equivocadas e iludidas a respeito do inferno. Muitas delas pensam que só pelo fato de elas acreditarem em Jesus Cristo elas irão ao Céu. Algumas até pensam que quando elas morrerem isso terá sido tudo e que não haverá mais nada depois. Muitos acreditam no que pensam e po...

Quem é nosso maior inimigo?

Quem é nosso maior inimigo? O diabo? O mundo? Nos mesmos(as)? O DIABO Em vários versículos da Palavra de Deus revelam que o Diabo é nosso inimigo, e os que pecam torna-se filho dele também.  De certo que, através do pecado alimentamos os nossos inimigos de nossas almas, que é o Diabo e seus Demônios. A Palavra de Deus diz,  quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.  E se rejeitamos ao Senhor, advinha de quem somos filhos?  Portanto, quando não recebemos o Senhor Jesus, o seu Santo Espírito, o Amando Pai, estamos RECEBENDO O DIABO   inconscientemente, contudo fazemos nossa escolha, já somos filhos do nosso   MAIOR INIMIGO .  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10 Para aqueles que já conhece ao SENHOR a Palavra adverti a respeito da vigilância. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, b...

Presunção, um dos pecados que afasta o homem da verdade

  O pecado da presunção pode se manifestar como uma atitude de superioridade espiritual, onde a pessoa se considera conhecedora da Palavra de Deus e rejeita qualquer outra opinião. Esse pecado destrói a pessoa, pois ela se fecha em sua própria compreensão como sendo a única verdade, rejeitando a direção do Senhor e, consequentemente, caindo na armadilha de Satanás. Essa postura arrogante e fechada impede que a pessoa enxergue o caminho que conduz a Salvação,  e a busca pela verdadeira sabedoria que vem de Deus. A presunção é condenada nas Escrituras, pois vai contra os princípios do amor, da humildade e da submissão a Deus. Em Provérbios 16:18, lemos: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda". A presunção nos leva a confiar em nossa própria compreensão e nos afasta da dependência de Deus, abrindo caminho para que a pessoa se afaste da verdade, e do caminho que leva a Salvação. Um exemplo claro desse pecado pode ser observado na parábola do fariseu e...