Pular para o conteúdo principal

Identificando nossos maiores inimigos: O Diabo, o mundo e nós mesmos

 


Quem é o nosso maior inimigo?

O Diabo?
O mundo?
Nós mesmos?

O DIABO

Em vários versículos da Palavra de Deus, é revelado que o Diabo é o nosso inimigo, e aqueles que pecam tornam-se filhos dele também. É certo que, através do pecado, alimentamos os nossos inimigos das nossas almas, que são o Diabo e seus demônios. A Palavra de Deus diz que aquele que comete pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. E se rejeitamos ao Senhor, advinha de quem somos filhos?

Portanto, quando não recebemos o Senhor Jesus, o seu Santo Espírito, o Amado Pai, estamos RECEBENDO O DIABO inconscientemente. No entanto, fazemos a nossa escolha e já nos tornamos filhos do nosso MAIOR INIMIGO. Nisso são manifestos os filhos de Deus e os filhos do Diabo. Aquele que não pratica a justiça e não ama o seu irmão não é de Deus. (1 João 3:10)

Para aqueles que já conhecem o SENHOR, a Palavra os adverte sobre a vigilância. Sede sóbrios; vigiai, porque o Diabo, vosso adversário, anda ao redor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8) E estejam sempre atentos. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo. (Efésios 6:11)

O MUNDO

Outro grande INIMIGO de nossas almas é O MUNDO e tudo o que nele há. A Palavra de Deus fala claramente sobre isso, e todas as pessoas que amam o mundo e tudo o que há nele também estão condenadas ao abismo. Portanto, a Palavra separa as pessoas que são do mundo daquelas que são de Deus. Aqueles que são do mundo falam do mundo, e o mundo os ouve. (1 João 4:5) Diferente daqueles que não são do mundo, mas vivem nele. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque vocês não são do mundo, como eu não sou do mundo. (João 17:14)

E Jesus disse a todos: "Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me." (Lucas 9:23) Quando o SENHOR adverte a negarmos a nós mesmos, está se referindo aos nossos pecados, à vaidade, a todo amor pelo mundo, a todos os enganos e ilusões desse mundo e tudo o que ele oferece.

A Palavra de Deus está sempre nos advertindo e alertando sobre essas coisas. Não amem o mundo, nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)

NÓS MESMOS(AS)

Nosso maior inimigo somos nós mesmos(as), quando nos recusamos a receber o Senhor em troca de prazeres efêmeros e dos pecados que tanto amamos, mesmo acreditando que não sejam pecado. A Palavra de Deus nos adverte a respeito dessas coisas, afirmando que aquele que persiste no pecado está pervertido e condenado em si mesmo (Salmos 9:17).

Nós mesmos(as) nos condenamos e destruímos quando ignoramos a Palavra de Deus, nos enchemos de orgulho e vaidade, e não damos ouvidos aos homens e mulheres de Deus, partindo para a perdição. Tiago 1:24 nos lembra que aquele que se contempla a si mesmo e se esquece de como era está fadado a perder-se.

Nós mesmos(as) destruímos nossas vidas ao fumar, cientes de que o cigarro causa câncer.

Nós mesmos(as) arruinamos nossos casamentos ao adulterar por motivos fúteis, desonrar nossos(as) esposos(as), praticar violência e maus-tratos, fazer escolhas erradas e mudar nossa orientação sexual. O Senhor sempre nos adverte e alerta sobre isso, pois do interior do coração dos homens surgem maus pensamentos, adultérios, fornicações e homicídios (Marcos 7:21).

Nós mesmos(as) destroçamos nossas vidas ao ignorar os conselhos dos nossos pais ou até mesmo ao cometer suicídio. Êxodo 21:17 afirma que aquele que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe será morto.

Nós mesmos(as) arruinamos nossas vidas ao decidir nos afastar do Senhor e nos sujeitarmos ao mundo, aos demônios e a tudo o que ele oferece.

Nós mesmos(as) somos nossos maiores inimigos quando nos esquecemos do Senhor ou não temos interesse em nos aproximar dele. O Senhor nos alerta sobre as decisões erradas e suas consequências. Tito 3:11 diz que os ímpios serão lançados no inferno, assim como todas as nações que se esquecem de Deus.

Nós mesmos(as) nos tornamos nossos maiores inimigos ao negar e rejeitar o Senhor. Aqueles que se esquecem de Deus perecerão, não ressuscitarão e terão sua memória apagada (Isaías 26:14).

Portanto, desejamos vencer a nós mesmos(as)?

Então, cada um deve enfrentar a si mesmo(a) primeiramente, vencer os pecados diariamente e disciplinar o próprio corpo, pois nossos corpos, mentes e consciências nos empurram em direção ao abismo. A Palavra de Deus nos alerta sobre esse lugar horrível, no qual muitos ouviram falar, mas não acreditam, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga (Marcos 9:48).

Pra Shirlei 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem é arrebatada ao inferno e pinta o que viu

  Uma jovem evangélica da Coreia do Sul, após um período de consagração foi arrebatada ao inferno, ela foi ordenada pelo Senhor a pintar as fortes cenas que viu no inferno, quando ela retornasse a terra, e assim o fez. A sul coreana, estava em consagração por vários dias seguida. Ela relata que  em 2009, quando a luz de Cristo, apareceu e disse-lhe: - Segue-me!  A seguir a narrativa desta visita: Eu pensei que eu iria visitar o Céu, mais ao contrario disso, eu visitei o inferno. Assim que Jesus falou no meu coração, nós entramos no mundo espiritual. Enquanto eu seguia a Jesus, eu não parava de chorar! Eu então comecei a ouvir gemidos, gritos e sons de lamentações… “Ahhhhhh !!!” A maioria das pessoas estão equivocadas e iludidas a respeito do inferno. Muitas delas pensam que só pelo fato de elas acreditarem em Jesus Cristo elas irão ao Céu. Algumas até pensam que quando elas morrerem isso terá sido tudo e que não haverá mais nada depois. Muitos acreditam no que pensam e po...

Quem é nosso maior inimigo?

Quem é nosso maior inimigo? O diabo? O mundo? Nos mesmos(as)? O DIABO Em vários versículos da Palavra de Deus revelam que o Diabo é nosso inimigo, e os que pecam torna-se filho dele também.  De certo que, através do pecado alimentamos os nossos inimigos de nossas almas, que é o Diabo e seus Demônios. A Palavra de Deus diz,  quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.  E se rejeitamos ao Senhor, advinha de quem somos filhos?  Portanto, quando não recebemos o Senhor Jesus, o seu Santo Espírito, o Amando Pai, estamos RECEBENDO O DIABO   inconscientemente, contudo fazemos nossa escolha, já somos filhos do nosso   MAIOR INIMIGO .  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10 Para aqueles que já conhece ao SENHOR a Palavra adverti a respeito da vigilância. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, b...

Presunção, um dos pecados que afasta o homem da verdade

  O pecado da presunção pode se manifestar como uma atitude de superioridade espiritual, onde a pessoa se considera conhecedora da Palavra de Deus e rejeita qualquer outra opinião. Esse pecado destrói a pessoa, pois ela se fecha em sua própria compreensão como sendo a única verdade, rejeitando a direção do Senhor e, consequentemente, caindo na armadilha de Satanás. Essa postura arrogante e fechada impede que a pessoa enxergue o caminho que conduz a Salvação,  e a busca pela verdadeira sabedoria que vem de Deus. A presunção é condenada nas Escrituras, pois vai contra os princípios do amor, da humildade e da submissão a Deus. Em Provérbios 16:18, lemos: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda". A presunção nos leva a confiar em nossa própria compreensão e nos afasta da dependência de Deus, abrindo caminho para que a pessoa se afaste da verdade, e do caminho que leva a Salvação. Um exemplo claro desse pecado pode ser observado na parábola do fariseu e...