Quem é o nosso maior inimigo?
O Diabo?
O mundo?
Nós mesmos?
O DIABO
Em vários versículos da Palavra de Deus, é revelado que o Diabo é o nosso inimigo, e aqueles que pecam tornam-se filhos dele também. É certo que, através do pecado, alimentamos os nossos inimigos das nossas almas, que são o Diabo e seus demônios. A Palavra de Deus diz que aquele que comete pecado é do Diabo, pois o Diabo peca desde o princípio. E se rejeitamos ao Senhor, advinha de quem somos filhos?
Portanto, quando não recebemos o Senhor Jesus, o seu Santo Espírito, o Amado Pai, estamos RECEBENDO O DIABO inconscientemente. No entanto, fazemos a nossa escolha e já nos tornamos filhos do nosso MAIOR INIMIGO. Nisso são manifestos os filhos de Deus e os filhos do Diabo. Aquele que não pratica a justiça e não ama o seu irmão não é de Deus. (1 João 3:10)
Para aqueles que já conhecem o SENHOR, a Palavra os adverte sobre a vigilância. Sede sóbrios; vigiai, porque o Diabo, vosso adversário, anda ao redor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8) E estejam sempre atentos. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo. (Efésios 6:11)
O MUNDO
Outro grande INIMIGO de nossas almas é O MUNDO e tudo o que nele há. A Palavra de Deus fala claramente sobre isso, e todas as pessoas que amam o mundo e tudo o que há nele também estão condenadas ao abismo. Portanto, a Palavra separa as pessoas que são do mundo daquelas que são de Deus. Aqueles que são do mundo falam do mundo, e o mundo os ouve. (1 João 4:5) Diferente daqueles que não são do mundo, mas vivem nele. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque vocês não são do mundo, como eu não sou do mundo. (João 17:14)
E Jesus disse a todos: "Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me." (Lucas 9:23) Quando o SENHOR adverte a negarmos a nós mesmos, está se referindo aos nossos pecados, à vaidade, a todo amor pelo mundo, a todos os enganos e ilusões desse mundo e tudo o que ele oferece.
A Palavra de Deus está sempre nos advertindo e alertando sobre essas coisas. Não amem o mundo, nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)
NÓS MESMOS(AS)
Nosso maior inimigo somos nós mesmos(as), quando nos recusamos a receber o Senhor em troca de prazeres efêmeros e dos pecados que tanto amamos, mesmo acreditando que não sejam pecado. A Palavra de Deus nos adverte a respeito dessas coisas, afirmando que aquele que persiste no pecado está pervertido e condenado em si mesmo (Salmos 9:17).
Nós mesmos(as) nos condenamos e destruímos quando ignoramos a Palavra de Deus, nos enchemos de orgulho e vaidade, e não damos ouvidos aos homens e mulheres de Deus, partindo para a perdição. Tiago 1:24 nos lembra que aquele que se contempla a si mesmo e se esquece de como era está fadado a perder-se.
Nós mesmos(as) destruímos nossas vidas ao fumar, cientes de que o cigarro causa câncer.
Nós mesmos(as) arruinamos nossos casamentos ao adulterar por motivos fúteis, desonrar nossos(as) esposos(as), praticar violência e maus-tratos, fazer escolhas erradas e mudar nossa orientação sexual. O Senhor sempre nos adverte e alerta sobre isso, pois do interior do coração dos homens surgem maus pensamentos, adultérios, fornicações e homicídios (Marcos 7:21).
Nós mesmos(as) destroçamos nossas vidas ao ignorar os conselhos dos nossos pais ou até mesmo ao cometer suicídio. Êxodo 21:17 afirma que aquele que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe será morto.
Nós mesmos(as) arruinamos nossas vidas ao decidir nos afastar do Senhor e nos sujeitarmos ao mundo, aos demônios e a tudo o que ele oferece.
Nós mesmos(as) somos nossos maiores inimigos quando nos esquecemos do Senhor ou não temos interesse em nos aproximar dele. O Senhor nos alerta sobre as decisões erradas e suas consequências. Tito 3:11 diz que os ímpios serão lançados no inferno, assim como todas as nações que se esquecem de Deus.
Nós mesmos(as) nos tornamos nossos maiores inimigos ao negar e rejeitar o Senhor. Aqueles que se esquecem de Deus perecerão, não ressuscitarão e terão sua memória apagada (Isaías 26:14).
Portanto, desejamos vencer a nós mesmos(as)?
Então, cada um deve enfrentar a si mesmo(a) primeiramente, vencer os pecados diariamente e disciplinar o próprio corpo, pois nossos corpos, mentes e consciências nos empurram em direção ao abismo. A Palavra de Deus nos alerta sobre esse lugar horrível, no qual muitos ouviram falar, mas não acreditam, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga (Marcos 9:48).
Pra Shirlei

Comentários
Postar um comentário