Pular para o conteúdo principal

O Perigo da Altivez: O fim de casamento




Vivemos no mundo moderno, no qual, homens e mulheres trabalham, e com isso vários sentimentos são despertados, principalmente na mulher. O dos mais preocupante é o da altides. Porque? 

A altivez, caracterizada pelo orgulho e pela arrogância, é um perigo real para o casamento. Quando uma ou ambas as partes de um relacionamento conjugal são dominadas pela altivez, isso pode levar a conflitos constantes, ressentimento e um distanciamento emocional.

A altivez se manifesta de várias maneiras no casamento. Pode ser a recusa em admitir erros e pedir perdão, a insistência em sempre ter razão, a busca excessiva por controle e poder, a falta de empatia e a incapacidade de considerar as necessidades e sentimentos do cônjuge.

Essas atitudes altivas criam um ambiente tóxico e destrutivo dentro do casamento. O relacionamento se torna uma batalha constante de egos, onde o amor, a harmonia e a intimidade são substituídos por conflitos e desrespeito mútuo.

A altivez impede a comunicação saudável e efetiva no casamento. Quando um cônjuge está cheio de altivez, ele não está disposto a ouvir as preocupações, opiniões ou perspectivas do outro. Isso gera um ciclo de incompreensão, ressentimento e isolamento emocional.

Além disso, a altivez também dificulta o perdão e a reconciliação. O cônjuge altivo tem dificuldade em admitir seus erros e pedir perdão genuinamente. Isso impede o processo de cura e restauração no relacionamento, mantendo as feridas abertas e causando um distanciamento cada vez maior.

A Palavra de Deus nos adverte sobre os perigos da altivez. Em Provérbios 16:18, lemos: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." A altivez é um obstáculo para a intimidade, a paz e a felicidade no casamento.

Para superar a altivez e proteger o casamento, é fundamental buscar a humildade. A humildade nos lembra de que todos somos falíveis, que precisamos do perdão de Deus e uns dos outros. A humildade nos permite enxergar nossas próprias fraquezas e reconhecer que o casamento é uma jornada de aprendizado, crescimento e trabalho mútuo.

É importante praticar a humildade através da escuta ativa, do respeito mútuo e da disposição em reconhecer e corrigir nossos erros. Devemos lembrar que um casamento saudável requer o compromisso de ambos os cônjuges de serem humildes, dispostos a aprender e a crescer juntos.

A busca pela humildade também envolve render nossos corações e relacionamentos a Deus. É através da rendição ao Espírito Santo que somos capacitados a deixar de lado a altivez e a permitir que o amor, a graça e a sabedoria de Deus guiem nosso casamento.

Ao combater a altivez e cultivar a humildade em nosso casamento, podemos criar um ambiente de amor, respeito e crescimento mútuo. Através da humildade, podemos fortalecer nosso relacionamento, construir um casamento fortalecido na presença de Deus.

Uns dos atributos da mulher cristã,  é ama a Deus, e ser humilde. E com isso, não permite, que o inimigo da altivez não entre em sua casa, e em seu coração. 

Existem momentos que esse sentimento maligno da altivez, quer si apossar de nos, e por mais que seja difícil, não permita que ele entra. Porém a mulher conseguirá ganhar essa batalha se tiver o SENHOR em tudo que fizer. Sem a presença do SENHOR, vem as tempestades e leva a casa a ruina. 

Pra. Shirlei 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem é arrebatada ao inferno e pinta o que viu

  Uma jovem evangélica da Coreia do Sul, após um período de consagração foi arrebatada ao inferno, ela foi ordenada pelo Senhor a pintar as fortes cenas que viu no inferno, quando ela retornasse a terra, e assim o fez. A sul coreana, estava em consagração por vários dias seguida. Ela relata que  em 2009, quando a luz de Cristo, apareceu e disse-lhe: - Segue-me!  A seguir a narrativa desta visita: Eu pensei que eu iria visitar o Céu, mais ao contrario disso, eu visitei o inferno. Assim que Jesus falou no meu coração, nós entramos no mundo espiritual. Enquanto eu seguia a Jesus, eu não parava de chorar! Eu então comecei a ouvir gemidos, gritos e sons de lamentações… “Ahhhhhh !!!” A maioria das pessoas estão equivocadas e iludidas a respeito do inferno. Muitas delas pensam que só pelo fato de elas acreditarem em Jesus Cristo elas irão ao Céu. Algumas até pensam que quando elas morrerem isso terá sido tudo e que não haverá mais nada depois. Muitos acreditam no que pensam e po...

Quem é nosso maior inimigo?

Quem é nosso maior inimigo? O diabo? O mundo? Nos mesmos(as)? O DIABO Em vários versículos da Palavra de Deus revelam que o Diabo é nosso inimigo, e os que pecam torna-se filho dele também.  De certo que, através do pecado alimentamos os nossos inimigos de nossas almas, que é o Diabo e seus Demônios. A Palavra de Deus diz,  quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.  E se rejeitamos ao Senhor, advinha de quem somos filhos?  Portanto, quando não recebemos o Senhor Jesus, o seu Santo Espírito, o Amando Pai, estamos RECEBENDO O DIABO   inconscientemente, contudo fazemos nossa escolha, já somos filhos do nosso   MAIOR INIMIGO .  Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10 Para aqueles que já conhece ao SENHOR a Palavra adverti a respeito da vigilância. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, b...

Presunção, um dos pecados que afasta o homem da verdade

  O pecado da presunção pode se manifestar como uma atitude de superioridade espiritual, onde a pessoa se considera conhecedora da Palavra de Deus e rejeita qualquer outra opinião. Esse pecado destrói a pessoa, pois ela se fecha em sua própria compreensão como sendo a única verdade, rejeitando a direção do Senhor e, consequentemente, caindo na armadilha de Satanás. Essa postura arrogante e fechada impede que a pessoa enxergue o caminho que conduz a Salvação,  e a busca pela verdadeira sabedoria que vem de Deus. A presunção é condenada nas Escrituras, pois vai contra os princípios do amor, da humildade e da submissão a Deus. Em Provérbios 16:18, lemos: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda". A presunção nos leva a confiar em nossa própria compreensão e nos afasta da dependência de Deus, abrindo caminho para que a pessoa se afaste da verdade, e do caminho que leva a Salvação. Um exemplo claro desse pecado pode ser observado na parábola do fariseu e...